sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Benfica TV

Superou todas as minha expectativas. Conteúdos variados, um espaço de comunhão para todos os Benfiquistas.

Além de termos pela primeira vez um serviço noticioso realmente interessante sabemos que podemos ver essas mesmas notícias com uma abordagem séria.

Ontem fiquei maravilhado com a programação nocturna, depois do noticiário, onde foram abordadas várias modalidades do clube, houve dois debates muito interessantes e uma entrevista com o Sheu, desculpem, o Sr Sheu Han.

domingo, 7 de dezembro de 2008

É assim que se faz agora.

Depois de mais de duas décadas de manobras visíveis e escandalosas, a era pós apito mudou de faceta. Uma faceta igualmente suja mas mais discreta.
Os "bois pretos", na maioria vindas do "bairro" ou de Setúbal, usam uma táctica que visa dizimar a equipa nos pormenores, em contraste com a estratégia anterior que era mais visível, penaltis, foras de jogo, etc agora estão fora de moda.

Um bom exemplo disso é o jogo nos Barreiros. É vergonhoso e envergonhante para todos os adeptos de futebol ver o que se passou. Um desfilar de amarelos e de decisões com clara intenção de empurrar o Benfica para trás.
Reyes, que fez um excelente jogo, não só de classe mas também de empenho, foi um autêntico saco de pancada. Para culminar leva um cartão amarelo num corte limpo. Mas houve mais, Luisão, David Luís, Katsouranis, Moreira, todos eles levam amarelos inexplicáveis.

Na última jornada também fiquei com essa ideia, mas no estádio não temos certezas nem repetições. Não percebemos as intenções do árbitro nem o campo de visão, ou falta dela.

Mas não foi só o Benfica a sofrer a mediocridade do sistema, os Azuis de Belém também levaram a sua conta, mas aqui foi uma arbitragem "à antiga".

terça-feira, 18 de novembro de 2008

A Semana

É triste quando a semana desportiva fica marcada por acontecimentos que nada tem a ver com o desporto. Mas é uma realidade e não nos podemos esconder dela, e eu que sempre elogiei a postura de apoio incondicional das claques estou perfeitamente à vontade para repudiar o que se passou este fim de semana.

Os actos dos membros dos No Name não podem, não devem, servir para conotar todos os adeptos, nem mesmo os membros dessa claque. A claque são alguns milhares de adeptos e estou certo que os 30 que saltaram para as primeiras páginas esta semana não são representativos do todo. Sei porque durante nos dois anos de transição do antigo para o novo estádio vi muitos, quase todos, os jogos junto da claque e tenho amigos lá. Sei e conheço em primeira mão o seu modo de estar na vida e de encarar o desporto e o Benfica, como tal prefiro conotar o todo pelo exemplo que conheço.

Tal como o Diabo de Gaia percebeu, no Benfica nós não escoltamos criminosos ao tribunal. Estes membros também vão perceber que do Benfica só receberão condenação e que as autoridades receberão toda a ajuda possível para identificar e punir os prevaricadores, e que não se poderão esconder na máscara de adeptos do Glorioso para reclamar impunidade. E já deviam o ter percebido de cada vez que ultrapassaram as marcas no nosso estádio, deveriam ter percebido quando foram vaiados de cada tocha que enviaram ao relvado, de cada cântico ofensivo que dirigiram ao nosso Presidente.

Por falar no nosso Presidente fui dos que recebi com reserva o corte de relações com as claques e a retirada de todo e qualquer apoio, logístico e de instalações, que financeiro já há muito não o tinham. Agora reconheço a sapiência da atitude e como tal dou a mão à palmatória.

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Xistradas e afins.

Este fim de semana futebolístico fica marcado pela a arbitragem. Depois de alguns anos de um certo recato natural pelo despoletar do Apito Dourado, estamos a observar um reagrupar das tropas. Com novas estratégias e mais discretos, mas com a eficácia de sempre. Existiu aqui uma oportunidade única de apanhar o "sistema" que foi perdida no meio de falcatruas legais, e um sem número de manobras que nunca tentaram ilibar os acusados mas sim eliminar a utilização das provas, provas essas que nunca foram contestadas na sua veracidade mas sim na possibilidade de serem usadas legalmente. E nós ficamos alegremente a ver a caravana passar.

Percebo que o que o Glorioso Sport Lisboa e Benfica pode fazer é aquilo que fez na cidade berço, arregaçar as mangas e lutar esta luta sem quartel até ao fim. Os erros de arbitragem foram por demais gritantes, e nem vale a pena lembrar a sua cronologia, prefiro lembrar a resposta:


É assim que se responde à letra, e de letra. Numa táctica que privilegiou a qualidade da posse de bola em vez da quantidade os artistas saltaram à vista. Mais uma vez Quique foi ousado e manteve a sua táctica, táctica essa que consiste em utilizar o máximo possível todos os jogadores, não há primeiras e segundas escolhas e cada uma tem a sua oportunidade. E que bem que Sidney está a aproveitar esta oportunidade:



A posse de bola é algo que tem de ser trabalhado e que o Benfica com o tempo terá de aprender a ter em quantidade. Isso fez muita falta na segunda parte, de sofrimento por um erro de Reyes. Reyes não foi inteligente, fez duas faltas merecedoras de sanção disciplinar.

Mas não foi só em Guimarães que os erros foram muitos, só que foram mais visíveis. Na Reboleira e em Vila do Conde também houve actuações que em nada dignificaram o futebol Português e a arbitragem.

Ontem tive oportunidade de ter um intervalo para ler A Bola maior que é normal e consegui chegar ao "texto" de MST, fiquei curioso de saber como ele ia desculpar a, mais uma, agressão do Burro Alves. E tenho de concordar com ele uma vez, "Burro Alves transporta a maneira de estar dos jogadores do porto", nem eu teria dito de melhor maneira.

PS: Aproveito para felicitar a lagartagem pela vitória de ontem e por tido já garantido a passagem aos oitavos. Espero que este bom momento de estenda ás duas restantes equipas Portuguesas ainda nas provas da UEFA.

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Renascer das Cinzas.


E não é que o Quique quer trazer o inferno de volta das Cinzas.

Neste início de época o que mais me entusiasma é o crescimento da equipa.
De jogo para jogo nota-se evolução.
De jogo para jogo vê-se mais vontade.
De jogo para jogo a qualidade de Jogo :D aumenta.

Neste momento não há ninguém em Portugal a jogar como nós. E se calhar lá fora também não devem haver muitos.

Em menos de uma semana limpámos as osgas, com o nosso bom futebol, mas mais que isso conseguimos algo em que muitos não acreditavam, vencemos uma das equipas que melhor tem jogado no campeonato italiano. Sim o Nápoles em Itália está a frente de Juventus, Inter, Milan e companhia. Não se isso diz muito ou não da qualidade de jogo que têm apresentado.

Mas na Luz excepção a algumas desconcentrações no final da 1ª parte, não tiveram como aguentar com o Nosso Glorioso.

Mas o que me leva a vos deixar este pequeno post é:

O Inferno da Luz parece querer renascer das cinzas, e penso que muito disso se deve a forma como a equipa começa a interpertar as ideias de Quique. Sem medo, é para a frente que se ganham os jogos.
Se conseguirmos manter esta qualidade de jogo não tem como o inferno não estar sempre cheio e vibrante com a nossa equipa de futebol.

Para quem está sempre presente é uma alegria ver a forma como esta época a casa tem estado sempre bem composta, e vibrante. Com a nossa ajuda o Benfica chegará muito mais longe.

Vamos lá encher a Catedral todos os jogos, se estivermos sempre presentes, podemos ajudar a equipa a chegar aos seus objectivos.
Pois como sabemos em Portugal temos de jogar contra tudo e contra todos.

Vem ao estádio e ajuda a trazer de volta o nosso abençoado INFERNO.

PS. Escrevo antes do jogo com o Leixões, para que possam perceber que não é só quando estamos em 1ºs que devemos estar presentes. É sempre.

E mais logo chegamos onde merecemos ao 1º lugar. E de lá não sairemos.

domingo, 28 de setembro de 2008

Ricardo Araujo Pereira @ A Bola

Acabou agora o Benfica-Sporting. Significa isto que, no momento em que começo a escrever esta crónica, o Sporting já não perde um jogo na Luz há cerca de cinco minutos. Sei que o Paulo Bento gosta imenso de estatísticas, e por isso não queria deixar de o manter actualizado. Seis minutos, agora. Outro dado interessante: mesmo sem a presença de Vukcevic e Stojkovic, houve um jogador incompatibilizado com Paulo Bento que mesmo assim conseguiu jogar o derby. O Carlos Martins. Foi um gesto bonito da parte do treinador do Sporting, ter deixado jogar o rapaz.

E neste momento o Sporting já não perde um jogo na Luz há mais de dez minutos. É obra. Quanto ao Benfica, arrisca uma sanção pesada das autoridades competentes. Os nossos centrais, não há que negar, são dois adolescentes. Estou a rever o jogo em alta definição e não consigo ver um único pêlo na barba dos dois petizes. E tenho quase a certeza de que vi o Quique Flores mudar a fralda ao Miguel Vítor ao intervalo. Por tudo isto, receio bem que aquilo que aconteceu ontem possa ser considerado trabalho infantil. Só não é trabalho porque os avançados do Sporting não deram trabalho nenhum. Na segunda parte, o Sidnei até se virou para trás e perguntou: «Sr. Quim, acha que posso ir lá à frente marcar um golo? Eu prometo que não demoro.» E o Quim disse: «Vai lá, pequenino. Não te percas.» E assim foi.

Entretanto, pareceu-me ver no ataque do Sporting um jogador que fazia mesmo lembrar o Liedson, mas completamente inofensivo. Não sei bem se era ele. O rabo do Rochemback tapa-me a visão sobre boa parte do jogo, por isso tenho dificuldade em dar-vos garantias, isto no momento em que o Sporting já não perde um jogo na Luz há quase meia hora.

No entanto, e apesar de tudo, para mim o aspecto mais relevante do jogo foi este: nos ecrãs do Estádio da Luz apareceram várias imagens de Quique Flores e mensagens sobre a mudança que ele está a operar no Benfica. Assim de repente, o Quique parecia-me um Barack Obama pálido. No fim, eu acreditava não só que ele é capaz de mudar o Benfica como estava convencido de que era capaz de dar um bom candidato à presidência dos Estados Unidos. Se os americanos o topam ainda são capazes de o levar para vice-presidente. Currículo tem ele. Toda a gente sabe que, comparado com gerir o Benfica, governar os Estados Unidos é uma brincadeira de Sidneis e Miguéis Vítores. Ou seja, de crianças. E com isto tudo o Sporting já não perde um jogo na Luz há mais de três quartos de hora.

Os golos do jogo!






Já agora deixo os restantes golos do Glorioso para fácil consulta:
1ª Jornada


2ª Jornada


3ª Jornada






Acredita que é verdade.

Já vi várias interpretações sobre o jogo de ontem, desde a classificação de paupérrimo dada por um "comentariasta" da TSF a outras mais realistas que o classificam como um bom jogo especialmente na segunda parte.
Mas isto que vos vou mostrar é da mais pura realidade e está no site www.lagartame.pt, mas caso desapareça aqui fica para a posteridade a análise concisa e realista do jogo:

Depois de termos visto uma equipa a jogar literalmente de pontapé p'ra frente, e de as únicas oportunidades de golo terem assim sido criadas é de estranhar este tipo de análise.

terça-feira, 23 de setembro de 2008

O Inferno e o Paraiso moram porta com porta.

Foi com essa impressão que fiquei depois do jogo em Paços de Ferreira. Conseguimos intervalar momentos de futebol bonito e eficaz com erros infantis e brindes que não se podem dar em alta competição, depois dos dois em Nápoles lá oferecemos mais dois desta vez. Mas um coisa é certa, quando jogamos bem jogamos muito bem, e é nesse sentido que vejo a equipa a caminhar.

Alguns destaques nem todos bons:
Quim - O que mais se aproxima do título do post. Partilha em poucos minutos defesas de grande nível com lances infantis, pouco usuais nele e que raramente vimos na época transacta, recupera depressa a confiança porque fazes falta ao Benfica e à equipa das Quinas.
Jorge Ribeiro - Uma agradável surpresa, alternativa válida ao "maradoninha", sério a defender e com um golo de levantar qualquer estádio que nos deveria ter dado a tranquilidade definitiva.
Centrais - Uma dupla inédita e das mais jovens de sempre certamente. Não foi por aí que as coisas se complicaram, uma mais visível (Sidney) outra mais discreto (Miguel) mas ambos eficazes e seguros.
Reyes - Já mais perto do Reys de encher o olho que eu me lembro, rápido na linha, cruzamentos certeiros e remate fácil, sempre em crescendo.
Nuno Gomes - Muito bem na missão que lhe foi dada de 2º avançado, bem em todos os aspectos menos no disciplinar. O ter sido pontapeado e o Benfica ter sido massacrado por entradas duras (Reys e Martins que o digam) não justificam o que ele fez, depois de algo semelhante no jogo com o porto.
Aimar - Entrou numa altura difícil e conseguiu ser esclarecido e manter a bola longe da área encarnada, gostei.
Quique - Mexeu bem na equipa, nunca se encolheu nem mesmo a ganhar por dois, e ainda bem.

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Banda desenhada, ou filme. Você decide.


Boas.

Caríssimos Benfiquistas, e outros que nos visitem.

Aqui está BerKut, a Águia das Estepes

Começo aqui a minha devota missão de participar neste espaço de amigos, que tem por objectivo de ver o seu clube brilhar, podendo com a nossa modesta opinião poder participar na cada vez mais activa Blogosfera em torno do nosso Glorioso, ajudando dessa forma a limpar o esterco que o jornalismo avençado tenta colocar sobre a imagem da nossa mui nobre instituição.

O 1º tema que aqui vos quero deixar, afecta o nosso clube de forma directa e só por esse motivo vou falar aqui do FCPorcos.

Se bem perceberam o título o âmbito do texto é mesmo esse "super-heroi" que é o "Hulk".

Não sei se alguém teve já curiosidade de visitar o site da FIFA e ler o regulamento de transferências.

Para quem não o tenho feito, e esteja interessado no tema vou deixar aqui um pequeno resumo para vos facilitar a vida.

O Regulamento é muito especifico no que se refere ao nº de clubes pelos quais um jogador pode jogar durante uma época. Diz o regulamento que um jogador pode jogar por apenas 2 clubes, sendo acrescentada a excepção de jogar por um 3º no caso de as épocas desportivas não coincidirem.

Até aqui tudo bem. O jogador em questão jogou 2 clubes japoneses e pelo clube dos corruptos, 3 equipas épocas que não coincidem, até aqui tudo bem.

Diz o mesmo regulamento no mesmo artigo que um jogador tem de estar registado para poder representar um clube, e que apenas pode estar registado por um clube de cada vez. Ora 3 clubes, 3 registos. O que diz o regulamento sobre isso, que o jogador pode ser registado 3 vezes.

E de repente aparece algo de estranho. O passe do jogador em causa é solicitado pela FPF à Federação Uruguaia, pois o jogador está registado num clube chamado Rentistas. Podia-mos aqui debater para que serve esse clubezeco Uruguaio, mas não me parece ser tema para este Blog.

E aqui sim começa a ficar interessante, ora se o elemento do plantel corrupto estava registado no Uruguai, temos 4 registos (2 Japão, 1 Uruguai, 1 Portugal).

E o que diz o regulamento sobre isto. Nada.

Ou melhor diz que jogador pode ser registado 3 vezes, sem qualquer excepção. Quer isto dizer que o jogador e clube que o registou incorreram no mesmo pecado que o Belenenses com o Meyong. Violaram o artigo 5 dos regulamentos aplicados ao caso.

Se o Belenenses viu ser-lhe averbada a derrota no jogo em que irregularmente usou Meyong por 3-0, e ainda uma pena de perda de mais três pontos, tenho de concluir que os corruptos vão ter de encontrar alguma forma de se conseguirem livrar de um castigo de derrota no jogo com Belém (será justiça divina? depois dos 3 pontos retirados a época passada, nesta ganham 3 no mesmo tipo de incidente), de um castigo de derrota com o Glorioso (não gosto de ganhar na secretaria, mas a quem é até sabe bem :D), e ainda a pena de perda de 6 pontos (3 por jogo).

Assim sendo, contas feitas o porcos deveriam neste momento passar a ter -10 pontos. Mais os -6 de época passada quando a mesma transitar em julgado (lá voltaremos em futuros post's), parece-me que este ano nem com os bois de preto todos a puxar eles lá vão.

É claro que no meio disto tudo, estou a fazer um filme pois os corruptos (e nem todos são azuis) neste país são muitos e tendem a encobrir-se uns aos outros. E é difícil ver os corruptos a ser penalizados pelas suas falcatruas.

Mas certamente não é calados que os venceremos. Se todos nos unirmos esta merd@ um dia tem de acabar.

Aqui fica o link da FIFA, para quem quiser questionar as minhas conclusões.

http://www.fifa.com/mm/document/affederation/administration/regulations_on_the_status_and_transfer_of_players_en_33410.pdf

Um abraço a todos

BerKut

Hasta la victoria Siempre

domingo, 31 de agosto de 2008

Benfica vs porto

Não saí ontem da nossa Catedral feliz, mas acho que, atendendo ás incidência do jogo, foi um mal menor. Vou fazer uma análise resumida do jogo baseado na observação e sem ter visto qualquer imagem do jogo na TV.

Começando pelos casos difíceis, nos dois do Katsouranis acho que o árbitro esteve bem, existe um agarrão (propositado?) visível que dá origem ao penalti e a falta é uma imbecilidade (propositada?), também me pareceu que o Di Maria foi carregado dentro da área de rigor, dou benefício da dúvida, não posso é desculpar não ter marcado pelo menos jogo perigoso.

A equipa de arbitragem mostrou sempre uma dualidade tendenciosa no ajuizamento mas isso seria de esperar, grave foi a actuação do "bandeirinha" que estava oposto aos bancos, o árbitro teve de o desautorizar duas vezes, uma no fora e outra num fora de jogo... sem comentários.

O Benfica mostrou bem ao que vinha e com uma táctica que muitas vezes era um 4-2-4 à anos 60 tentou encostar o porto, e teve oportunidades para o fazer mas como sempre falhou e foi muito penalizada pelo brinde grego, mas rapidamente a equipa reagiu e foi de novo para a frente, mais algumas oportunidades e uma a fechar a primeira parte que poderia ter dado um intervalo mais pensado.
Quique organizou as tropas ao intervalo mas se o penalti da primeira parte lhe minou o trabalho, os eventos da segunda ainda foram piores. Começou com a lesão de Aimar e uns minutos depois do golo e quando o Benfica estava a trabalhar o segundo a expulsão arrasou qualquer táctica. A jogar com dez a sucessão de problemas físicos fizeram da última meia hora um trabalho duro de tapa buracos que culminou com um agarrar do empate sem força para mais.

Os nossos:
Quim - A segurança do costume, varreu o espaço aéreo, seguro nos postes, seguro a sair aos pés, que falta que ele nos fez no Europeu...
Maxi - Tem um pulmão imenso e com o seu posicionamento tenta compensar a sua falta de velocidade, pelo seu lado e mesmo com pouca ajuda pouco porto se viu.
Luisão - Ainda longe do seu melhor já lhe começamos a ver os cortes e a segurança habitual, mas a jogar sozinho a central é difícil, pena os cortes raramente lhe saírem direitos.
Katsouranis - Eu uma vez tive um zero num teste de matemática e acertei mais que ele. Se está contrariado não joga, uma vergonha. estou revoltado com esta situação.
Leo - O baixinho não sabe jogar mal, não está bem fisicamente mas tem uma moral fabulosa e joga até ao limite.
Yebda - Uma boa surpresa, depois de no primeiro jogo ter andado um bocado perdido, ontem com um meio campo menos povoado mostrou-se à altura, também estoirou cedo demais...
Carlos Martins - Está a crescer e a ganhar confiança. Cada vez tem mais entrosamento com os colegas e cada vez mais o respeito dos adversários, muito fustigado pelos caceteiros adversários.
Di Maria - Está em forma apesar de não ter tido descanso, está com a corda toda mas a jogar com uma equipa que conhece há uma semana as coisas complicam-se.
Reys - Tal como o Angelito precisa de conhecer os mecanismos da equipa, mas foi fulcral na ajuda defensiva.
Aimar - Apagado, perdido entre os centrais e o meio campo dos caceteiros raramente se viu.
Cardozo - Está a melhorar fisicamente e isso nota-se, marcou um golo onde revela mais fragilidades, de cabeça.

Nuno Gomes - Excelente entrada na guerra, cedo se viu a jogar sozinho contra os 4 defesas mas deu sempre luta e não lhes deixou liberdade para subir.
Sidnei - O miúdo deu razões para o grego nunca mais calçar, seguro, sóbrio, limpo.
Ruben - Sacrificado, entrou numa altura má, a equipa estava de rastos física e animicamente mas cumpriu.

A maior desilusão foi mesmo a precária condição física dos nossos atletas, acabamos com 10, com duas substituições por lesão e uma por expulsão, e com dois jogadores claramente inferiorizados, dá que reflectir sobre a preparação.


domingo, 17 de agosto de 2008

Considerações várias

1 - O jogo com o Inter foi interessante, contra um adversário forte o Glorioso conseguiu jogar de igual para igual, como uma equipa 90% nova, o que é positivo. Negativo é as indecisões, minhas, quanto ao defesa direito, corremos o João Pereira e que jogo ele fez para a Uefa, e temos o Maxi que é voluntarioso, certo a defender mas este esquema precisa de mais, seria o Nélson mas teima em jogar mal. Depois a posição 6, o Yebda falta-lhe mais dureza, o Binya tem dureza a mais, Katso é cada vez mais central e quando vai para 6 perde-se. São estas as duas posições que me suscitam dúvidas.

2 - A Volta, levamos um baile na Serra... não será arriscado dizer que ficamos com os três candidatos de fora da disputa.

3 - A Supertaça, muitos dos meus amigos Benfiquistas não gostam que diga isto, mas parece-me o Sporting a equipa mais forte neste começo de época, mudou pouco ou nada e reforçou-se com jogadores fortes. Tem o mesmo problema do ano passado, a defesa, o Abel é fraco e o Tonel é mau, mau, mau... mas estão rotinados e quando corre bem está tudo bem. O Porto mudou e onde mudou para pior, aqueles laterais, o Sapo e o outro são fracos, e depois o Hulk, o jogador mais caro da liga... ok!

PS: Uma palavra para o Cebola, continua a jogar bem, rápido, desequilibrador e a cruzar bem, mas agora está ainda melhor e já está entrosado, trata mal os árbitros, faz agressões, distribui fruta... um jogador à porto, quando a imprensa afirmava que ele se tinha adaptado rápido ao porto não pensei que fosse assim tão bem.

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Plaza de amarelo na Volta

No prólogo da 70º edição da Volta a Portugal em Bicicleta o espanhol Ruben Plaza vestiu a amarela ao cumprir os 6.4 Km da tirada em 7:24 minutos.
Numa volta onde o Benfica e os Benfiquistas depositam muitas esperanças este pode ser um bom presságio, mesmo que o traçado não seja à medida de Plaza mas sim dos dois outros líderes do Benfica, Cândido Barbosa e José Azevedo.

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Ponto da situação

Parece-me claro que Quique deu primazia à criação de uma equipa em detrimento do campeonato da pré-época, e parece-me acertada a táctica. Claro que percebo também que esta estratégia tem deleitado os adeptos desse colosso que se chama"anti-Benfica", por si só o 2º maior clube Português, e tem posto os nervos em franja a muito adepto do Glorioso. Mas depois de alguns fogachos de equipa no Guadiana, na cidade berço já se viu algo mais, tanto na recuperação no jogo contra o PSG como, acima de tudo, na primeira parte do jogo com o VSC. Vamos lá analisar alguns dos nosso:
  • Moreira - Já aqui expressei a minha admiração por ele, tem o seu ponto fraco nos cruzamentos, mesmo assim muito furos acima do titular da selecção, mas entre os postes é muito bom, falta-lhe ritmo e jogos para ganhar confiança, a baliza deverá ser do Quim mais uma vez esta época.
  • Luizão - Vitima da sua envergadura nem sempre consegue ter rins para jogadores rápidos, em forma compensa com um sentido posicional acima da média, e a caminha para essa forma, é o patrão da defesa.
  • Sidnei - Cada vez gosto mais deste miúdo, mesmo com aquele deslize que deu o 2º golo ao PSG parece-me capaz de lutar com David Luís pela vaga ao lado do patrão.
  • Leo - Cada vez tenho mais dificuldade em arranjar adjectivos para o descrever, luta 90 minutos e deixa a pele em campo sempre, a sua renovação foi das melhores contratações deste ano. (infantil no lance do penalti)
  • Miguel Victor - Este miúdo não brinca em serviço, e sempre que foi chamado disse presente, mesmo nesta adaptação mostrou ser uma aposta válida, numa posição onde eu acho que o Benfica deveria se ter reforçado ganhamos mais uma opção (João Pereira...?)
  • Katsoranis - Anda triste e o futebol ressente-se, o Benfica tem de definir rapidamente o futuro dele.
  • Ruben - Deu nas orelhas dos jornalistas no fim do jogo e mostrou no campo o porquê da sua contratação, um médio moderno, joga entre as duas áreas com muito à vontade.
  • Carlos Martins - Há dois anos disse a um "lagarto" que queria dois jogadores de lá, Carlos Martins e Moutinho, ao que ele respondeu, "Carlos Martins até te ofereço", é para mim o melhor Português daquela posição.
  • Aimar - Tem sido testado em todos os postos do meio campo para a frente e tem mostrado "perfume" em todos eles, mas é com um ponta de lança possante à frente que ele rende mais.
  • Urreta - Cada vez mostra mais o rótulo de craque, rápido, decidido e sempre que joga prático é muito perigoso.
  • Cardozo - Está claramente atrasado na preparação e sente-se que está lento, mas quando pode usar aquele pé esquerdo é letal, tem tudo para render (ainda) mais que na última época.
Em relação aos restantes duas notas:
  • Nelson - Tem estado lesionado e a primeira oportunidade que tem é fora da sua posição, espero que sejam essas as desculpas para tão má exibição.
  • Binya - É um jogador muito importante para certas alturas e certos jogos, falta-lhe capacidade de passe mas sobra-lhe um pulmão inesgotável, está mais calmo e mais "delicado" ao abordar os lances mas ainda tem de fazer melhor, está marcado e os árbitros não brincam.
O meio campo do benfica foi amputado de dois colossos que sustentaram a época passada, e não é pouco, Petit e Rui Costa cada um deles nº1 na sua posição nos últimos anos, em Portugal e de todos os sectores o meio campo é aquele que é mais difícil de treinar, e tempo é aquilo que o Benfica menos tem com um início de campeonato quente.

sexta-feira, 25 de julho de 2008

Onde andam os seis pontos?


É um mistério digno de Sherlock Holmes, numa manobra de "limpeza" e apressadamente antes que acabasse a época a CD da Liga decidiu com pompa e circunstância divulgar as decisões do Apito Final. Sacrificava-se o Boavista pelo bem maior, ao bufento dava-se 2 anos de suspensão e aos corruptos tirava-se 6 pontos virtuais.

Estava tudo bem, a Liga apressou-se a na sua página oficial corrigir a classificação assim que o prazo de recurso terminou, pdc veio inclusivamente a público reconhecer a culpa e que os corruptos não recorreriam da pena.

Mas, alguém se lembrou de uma tal lei da UEFA, os famosos critérios de admissão que assim já não eram cumpridos e Liga e Federação de braços dados engendraram um estratagema em que o recurso do bufento também servia de recurso aos corruptos e começa a confusão, com enviados da FPF à UEFA a alegar amnésia e que culmina com a manobra hoje desmontada do Mugabe de Gondomar.

E agora? Onde estão os 6 pontos, terá a Liga tomates de fazer como a UEFA e adiar a pena? Não me parece.

O treino

Na quarta feira passada (23/07) recebi um SMS do meu irmão com uma proposta, "Vamos ao Seixal", nem pensei duas vezes, ele está de férias, eu não, mas trabalhar trabalho todos os dias, ir ao Seixal nem por isso, portanto foi despachar o trabalho e aí vamos nós. A curiosidade era muita, muitos jogadores para ver, o primeiro treino de Aimar, etc, e não saí defraudado.



Na fase de aquecimento deu logo para perceber que nem David Luís nem Nelson iriam integrar o grupo, estão aos cuidados do departamento médico, sendo o caso de Nelson mais perto da resolução. Os jogadores emprestados já não fizeram treino, Mantorras no Ginásio e Yu Dabau ausente por motivos particulares, restavam cerca de 30 elementos já com os 3 GR, sendo que Quim foi poupado á peladinha tendo feito todos os outros exercícios colectivos.



Os exercícios consistiam em situações de ataques com a defesa em inferioridade, com destaque atacante para Aimar, Yebda, Makukula e sempre Nelson Oliveira e na defesa por Luisão, e Miguel Victor que nunca se intimida.



De seguida veio a peladinha, equipas divididas e com o campo reduzido 11 vs 11 e pouco espaço para jogar e primazia ao prático em vez do bonito. Aí deu para ver algumas coisas boas e perceber que os recém chegados ainda pecam por ritmo, mas mesmo aí Aimar deixou perfume de futebol, quase sempre descaído na esquerda, tanto no 4-3-3 como no 4-4-2 com passes e remates sempre com sentido de golo.



Mas no meio de todos os jogadores há um que me ficou na retina, um miúdo, o último resistente e curiosamente o mais novo, Nelson Oliveira, com apenas 16 anos faz estragos, é rápido, possante, remata bem e não teme o confronto, será que Quique o vai manter no plantel? Ele é Juvenil ainda...



De referir que discretamente Rui Costa assistiu de longe ao evoluir do treino, sempre colado ao telemóvel parece cada vez mais embrenhado nas novas funções.

terça-feira, 22 de julho de 2008

Moreira


Li hoje n'A Bola uma entrevista do Moreira, e lembrei-me de estar atrás da sua baliza no dia da estreia a meio da primeira parte de um jogo com o Guimarães, quando Robert Enke sai lesionado. Confesso que fiquei assustado, já tinha visto aquele miúdo nos treinos e nuns jogos de pré-época, mas jogar na Catedral a sério é outra coisa. O miúdo entrou e tremia que nem varas verdes, mas à segunda vez que toca na bola e com o apoio do 3º anel a ansiedade passou para segundo plano e já não era um miúdo de 19 anos que ali estava, era o Moreira. Desde então que lhe tenho grande respeito, não só pelo guarda redes, mas também,pelo homem e pela postura que tem sempre mantido nas melhores e nas piores alturas. No ano passado quando se preparava para lutar pela titularidade surgiu-lhe mais um infortúnio e um calvário que lhe tiraram todas as hipóteses de lutar por um lugar no onze. Sei que a baliza do Benfica está mais que bem guardada pelo Quim e isso deixa-me descansado, mas saber que tenho o Moreira no banco é como se de um seguro se tratasse, algo que na última época com Butt nunca senti. Seja qual for a escolha de Quique tenho a certeza que a baliza estará segura, temos dois dos melhores guarda redes nacionais, e espero que depois da recuperação a bom ritmo de Quim e da confiança que Moreira tem demonstrado que não seja preciso ir buscar um 3º guarda redes.

PS: Hoje n'A Bola vinha mais uma crónica desse ressabiado ser rastejante, vulgo MST, que ele seja adepto de um clube que compra tudo e mais alguma coisa, inclusivamente árbitros, é uma coisa, que julgue os outros à sua imagem é triste. Ele supostamente deveria escrever crónicas sobre o fcp? Porque será que mais de 90% do que escreve é sobre o Glorioso Sport Lisboa e Benfica? Será trauma ou inveja? Ou será que se assim não fosse ninguém lhe ligava nenhuma?

sábado, 19 de julho de 2008

Primeiro Teste

Será hoje na Amoreira que o Benfica de Quique se apresentará pela primeira vez, será ainda um esboço órfão das principais figuras, muitos dos internacionais ou ainda estão de férias ou os que chegaram ainda não tem condições para integrar a equipa. Mas não se pense que por isso o embate perde importância, estamos numa fase decisiva de definição de empréstimos e os jogadores que estão na "corda bamba" tem de fazer pela vida, não há lugares cativos e há que mostrar serviço. Um dos jogadores que terá um ultimato hoje será Luis Filipe, depois da miserável época que fez só mesmo um milagre no jogo desta noite o impedirá de ser cedido. Será curioso ver em campo os jovens que o plantel tem, Filipe Bastos e Urreta por exemplo, e caras novas como o Carlos Martins ou Yebda.



Hoje também é o primeiro dia "pós Aimar" para jornalistas e jornaleiros cá do burgo, depois de várias semanas sem precisarem de muita imaginação para fazer uma capa agora é preciso começar a escolher nomes e se "A Bola" se socorreu de um já batido, Luis García, já o "Record" tirou da cartola Fernado Meira, vai ser uma semana agitada por nomes o que vai fazer os corruptos lançarem ofertas por esse mundo fora para tentar destabilizar o mercado, ainda vão ter de comprar alguém só por capricho.

sexta-feira, 18 de julho de 2008

Eu sou o Glorioso

Há muito que queria iniciar um Blog, não um Blog qualquer, um que fosse dedicado à minha paixão, religião, já nem sei como lhe chamar. Depois de várias ideias e contactos percebi que o meu amigo Momax, que partilha a mesma paixão que eu, tinha a mesma ideia, daí a criarmos um Blog foi um pequeno passo.
Sou sócio de bancada, apoiante incondicional e um apaixonado do Universo Benfiquista onde sempre que posso, além do futebol, dedico o meu tempo a acompanhar as modalidades que hoje de amadoras só tem o nome.
A meta do Blog será debater e expor ideias sobre o mundo Benfiquista e tudo o que o rodeia enaltecendo sempre os valores da verdade desportiva que o Benfica tão afincadamente tem defendido ainda que muitas vezes essa batalha seja infrutífera.
Tentarei sempre que for possível aqui trazer os temas da actualidade Benfiquista, as opiniões sobre os jogos, contratações, casos e todo o dia a dia do Glorioso Sport Lisboa e Benfica.