domingo, 28 de setembro de 2008

Ricardo Araujo Pereira @ A Bola

Acabou agora o Benfica-Sporting. Significa isto que, no momento em que começo a escrever esta crónica, o Sporting já não perde um jogo na Luz há cerca de cinco minutos. Sei que o Paulo Bento gosta imenso de estatísticas, e por isso não queria deixar de o manter actualizado. Seis minutos, agora. Outro dado interessante: mesmo sem a presença de Vukcevic e Stojkovic, houve um jogador incompatibilizado com Paulo Bento que mesmo assim conseguiu jogar o derby. O Carlos Martins. Foi um gesto bonito da parte do treinador do Sporting, ter deixado jogar o rapaz.

E neste momento o Sporting já não perde um jogo na Luz há mais de dez minutos. É obra. Quanto ao Benfica, arrisca uma sanção pesada das autoridades competentes. Os nossos centrais, não há que negar, são dois adolescentes. Estou a rever o jogo em alta definição e não consigo ver um único pêlo na barba dos dois petizes. E tenho quase a certeza de que vi o Quique Flores mudar a fralda ao Miguel Vítor ao intervalo. Por tudo isto, receio bem que aquilo que aconteceu ontem possa ser considerado trabalho infantil. Só não é trabalho porque os avançados do Sporting não deram trabalho nenhum. Na segunda parte, o Sidnei até se virou para trás e perguntou: «Sr. Quim, acha que posso ir lá à frente marcar um golo? Eu prometo que não demoro.» E o Quim disse: «Vai lá, pequenino. Não te percas.» E assim foi.

Entretanto, pareceu-me ver no ataque do Sporting um jogador que fazia mesmo lembrar o Liedson, mas completamente inofensivo. Não sei bem se era ele. O rabo do Rochemback tapa-me a visão sobre boa parte do jogo, por isso tenho dificuldade em dar-vos garantias, isto no momento em que o Sporting já não perde um jogo na Luz há quase meia hora.

No entanto, e apesar de tudo, para mim o aspecto mais relevante do jogo foi este: nos ecrãs do Estádio da Luz apareceram várias imagens de Quique Flores e mensagens sobre a mudança que ele está a operar no Benfica. Assim de repente, o Quique parecia-me um Barack Obama pálido. No fim, eu acreditava não só que ele é capaz de mudar o Benfica como estava convencido de que era capaz de dar um bom candidato à presidência dos Estados Unidos. Se os americanos o topam ainda são capazes de o levar para vice-presidente. Currículo tem ele. Toda a gente sabe que, comparado com gerir o Benfica, governar os Estados Unidos é uma brincadeira de Sidneis e Miguéis Vítores. Ou seja, de crianças. E com isto tudo o Sporting já não perde um jogo na Luz há mais de três quartos de hora.

Os golos do jogo!






Já agora deixo os restantes golos do Glorioso para fácil consulta:
1ª Jornada


2ª Jornada


3ª Jornada






Acredita que é verdade.

Já vi várias interpretações sobre o jogo de ontem, desde a classificação de paupérrimo dada por um "comentariasta" da TSF a outras mais realistas que o classificam como um bom jogo especialmente na segunda parte.
Mas isto que vos vou mostrar é da mais pura realidade e está no site www.lagartame.pt, mas caso desapareça aqui fica para a posteridade a análise concisa e realista do jogo:

Depois de termos visto uma equipa a jogar literalmente de pontapé p'ra frente, e de as únicas oportunidades de golo terem assim sido criadas é de estranhar este tipo de análise.

terça-feira, 23 de setembro de 2008

O Inferno e o Paraiso moram porta com porta.

Foi com essa impressão que fiquei depois do jogo em Paços de Ferreira. Conseguimos intervalar momentos de futebol bonito e eficaz com erros infantis e brindes que não se podem dar em alta competição, depois dos dois em Nápoles lá oferecemos mais dois desta vez. Mas um coisa é certa, quando jogamos bem jogamos muito bem, e é nesse sentido que vejo a equipa a caminhar.

Alguns destaques nem todos bons:
Quim - O que mais se aproxima do título do post. Partilha em poucos minutos defesas de grande nível com lances infantis, pouco usuais nele e que raramente vimos na época transacta, recupera depressa a confiança porque fazes falta ao Benfica e à equipa das Quinas.
Jorge Ribeiro - Uma agradável surpresa, alternativa válida ao "maradoninha", sério a defender e com um golo de levantar qualquer estádio que nos deveria ter dado a tranquilidade definitiva.
Centrais - Uma dupla inédita e das mais jovens de sempre certamente. Não foi por aí que as coisas se complicaram, uma mais visível (Sidney) outra mais discreto (Miguel) mas ambos eficazes e seguros.
Reyes - Já mais perto do Reys de encher o olho que eu me lembro, rápido na linha, cruzamentos certeiros e remate fácil, sempre em crescendo.
Nuno Gomes - Muito bem na missão que lhe foi dada de 2º avançado, bem em todos os aspectos menos no disciplinar. O ter sido pontapeado e o Benfica ter sido massacrado por entradas duras (Reys e Martins que o digam) não justificam o que ele fez, depois de algo semelhante no jogo com o porto.
Aimar - Entrou numa altura difícil e conseguiu ser esclarecido e manter a bola longe da área encarnada, gostei.
Quique - Mexeu bem na equipa, nunca se encolheu nem mesmo a ganhar por dois, e ainda bem.

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Banda desenhada, ou filme. Você decide.


Boas.

Caríssimos Benfiquistas, e outros que nos visitem.

Aqui está BerKut, a Águia das Estepes

Começo aqui a minha devota missão de participar neste espaço de amigos, que tem por objectivo de ver o seu clube brilhar, podendo com a nossa modesta opinião poder participar na cada vez mais activa Blogosfera em torno do nosso Glorioso, ajudando dessa forma a limpar o esterco que o jornalismo avençado tenta colocar sobre a imagem da nossa mui nobre instituição.

O 1º tema que aqui vos quero deixar, afecta o nosso clube de forma directa e só por esse motivo vou falar aqui do FCPorcos.

Se bem perceberam o título o âmbito do texto é mesmo esse "super-heroi" que é o "Hulk".

Não sei se alguém teve já curiosidade de visitar o site da FIFA e ler o regulamento de transferências.

Para quem não o tenho feito, e esteja interessado no tema vou deixar aqui um pequeno resumo para vos facilitar a vida.

O Regulamento é muito especifico no que se refere ao nº de clubes pelos quais um jogador pode jogar durante uma época. Diz o regulamento que um jogador pode jogar por apenas 2 clubes, sendo acrescentada a excepção de jogar por um 3º no caso de as épocas desportivas não coincidirem.

Até aqui tudo bem. O jogador em questão jogou 2 clubes japoneses e pelo clube dos corruptos, 3 equipas épocas que não coincidem, até aqui tudo bem.

Diz o mesmo regulamento no mesmo artigo que um jogador tem de estar registado para poder representar um clube, e que apenas pode estar registado por um clube de cada vez. Ora 3 clubes, 3 registos. O que diz o regulamento sobre isso, que o jogador pode ser registado 3 vezes.

E de repente aparece algo de estranho. O passe do jogador em causa é solicitado pela FPF à Federação Uruguaia, pois o jogador está registado num clube chamado Rentistas. Podia-mos aqui debater para que serve esse clubezeco Uruguaio, mas não me parece ser tema para este Blog.

E aqui sim começa a ficar interessante, ora se o elemento do plantel corrupto estava registado no Uruguai, temos 4 registos (2 Japão, 1 Uruguai, 1 Portugal).

E o que diz o regulamento sobre isto. Nada.

Ou melhor diz que jogador pode ser registado 3 vezes, sem qualquer excepção. Quer isto dizer que o jogador e clube que o registou incorreram no mesmo pecado que o Belenenses com o Meyong. Violaram o artigo 5 dos regulamentos aplicados ao caso.

Se o Belenenses viu ser-lhe averbada a derrota no jogo em que irregularmente usou Meyong por 3-0, e ainda uma pena de perda de mais três pontos, tenho de concluir que os corruptos vão ter de encontrar alguma forma de se conseguirem livrar de um castigo de derrota no jogo com Belém (será justiça divina? depois dos 3 pontos retirados a época passada, nesta ganham 3 no mesmo tipo de incidente), de um castigo de derrota com o Glorioso (não gosto de ganhar na secretaria, mas a quem é até sabe bem :D), e ainda a pena de perda de 6 pontos (3 por jogo).

Assim sendo, contas feitas o porcos deveriam neste momento passar a ter -10 pontos. Mais os -6 de época passada quando a mesma transitar em julgado (lá voltaremos em futuros post's), parece-me que este ano nem com os bois de preto todos a puxar eles lá vão.

É claro que no meio disto tudo, estou a fazer um filme pois os corruptos (e nem todos são azuis) neste país são muitos e tendem a encobrir-se uns aos outros. E é difícil ver os corruptos a ser penalizados pelas suas falcatruas.

Mas certamente não é calados que os venceremos. Se todos nos unirmos esta merd@ um dia tem de acabar.

Aqui fica o link da FIFA, para quem quiser questionar as minhas conclusões.

http://www.fifa.com/mm/document/affederation/administration/regulations_on_the_status_and_transfer_of_players_en_33410.pdf

Um abraço a todos

BerKut

Hasta la victoria Siempre