quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Ponto da situação

Parece-me claro que Quique deu primazia à criação de uma equipa em detrimento do campeonato da pré-época, e parece-me acertada a táctica. Claro que percebo também que esta estratégia tem deleitado os adeptos desse colosso que se chama"anti-Benfica", por si só o 2º maior clube Português, e tem posto os nervos em franja a muito adepto do Glorioso. Mas depois de alguns fogachos de equipa no Guadiana, na cidade berço já se viu algo mais, tanto na recuperação no jogo contra o PSG como, acima de tudo, na primeira parte do jogo com o VSC. Vamos lá analisar alguns dos nosso:
  • Moreira - Já aqui expressei a minha admiração por ele, tem o seu ponto fraco nos cruzamentos, mesmo assim muito furos acima do titular da selecção, mas entre os postes é muito bom, falta-lhe ritmo e jogos para ganhar confiança, a baliza deverá ser do Quim mais uma vez esta época.
  • Luizão - Vitima da sua envergadura nem sempre consegue ter rins para jogadores rápidos, em forma compensa com um sentido posicional acima da média, e a caminha para essa forma, é o patrão da defesa.
  • Sidnei - Cada vez gosto mais deste miúdo, mesmo com aquele deslize que deu o 2º golo ao PSG parece-me capaz de lutar com David Luís pela vaga ao lado do patrão.
  • Leo - Cada vez tenho mais dificuldade em arranjar adjectivos para o descrever, luta 90 minutos e deixa a pele em campo sempre, a sua renovação foi das melhores contratações deste ano. (infantil no lance do penalti)
  • Miguel Victor - Este miúdo não brinca em serviço, e sempre que foi chamado disse presente, mesmo nesta adaptação mostrou ser uma aposta válida, numa posição onde eu acho que o Benfica deveria se ter reforçado ganhamos mais uma opção (João Pereira...?)
  • Katsoranis - Anda triste e o futebol ressente-se, o Benfica tem de definir rapidamente o futuro dele.
  • Ruben - Deu nas orelhas dos jornalistas no fim do jogo e mostrou no campo o porquê da sua contratação, um médio moderno, joga entre as duas áreas com muito à vontade.
  • Carlos Martins - Há dois anos disse a um "lagarto" que queria dois jogadores de lá, Carlos Martins e Moutinho, ao que ele respondeu, "Carlos Martins até te ofereço", é para mim o melhor Português daquela posição.
  • Aimar - Tem sido testado em todos os postos do meio campo para a frente e tem mostrado "perfume" em todos eles, mas é com um ponta de lança possante à frente que ele rende mais.
  • Urreta - Cada vez mostra mais o rótulo de craque, rápido, decidido e sempre que joga prático é muito perigoso.
  • Cardozo - Está claramente atrasado na preparação e sente-se que está lento, mas quando pode usar aquele pé esquerdo é letal, tem tudo para render (ainda) mais que na última época.
Em relação aos restantes duas notas:
  • Nelson - Tem estado lesionado e a primeira oportunidade que tem é fora da sua posição, espero que sejam essas as desculpas para tão má exibição.
  • Binya - É um jogador muito importante para certas alturas e certos jogos, falta-lhe capacidade de passe mas sobra-lhe um pulmão inesgotável, está mais calmo e mais "delicado" ao abordar os lances mas ainda tem de fazer melhor, está marcado e os árbitros não brincam.
O meio campo do benfica foi amputado de dois colossos que sustentaram a época passada, e não é pouco, Petit e Rui Costa cada um deles nº1 na sua posição nos últimos anos, em Portugal e de todos os sectores o meio campo é aquele que é mais difícil de treinar, e tempo é aquilo que o Benfica menos tem com um início de campeonato quente.

Sem comentários: