sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Assim não!

Entrei nesta época com o espírito que este é o ano zero. Podemos nada ganhar, mas gostava de ver mais qualquer coisa. Em alguns aspectos este quase parece o ano menos 1.

Fui à Catedral, como sempre. Acreditei que íamos limpar a cara do desastre que foi esta participação na fase de grupos da UEFA. Não acreditei nos 8. Nem em 4. Só queria ganhar, ver raça e vontade. Ver ATITUDE. Fui para o piso 0. Eu que nem gosto de futebol visto daquela perspectiva, mas é a que os jogadores têm e fui para ali para perceber coisas. Até para pôr os pés no chão quanto à dificuldade de ser jogador de futebol. O futebol visto do sofá ou dos pisos superiores é muito fácil, dali de baixo é outra coisa.

Posto isto, e como primeiro ponto gostava de dizer ao nosso treinador que isto não é as equipazecas que ele treinou antes. ISTO É O BENFICA e o BENFICA não pode encarar um jogo destes com esta leviandade! Admito a rotação, não admito revolução. Admito o descanso, não admito o laxismo. Aquilo não é 11 que se apresente numa equipa como o Benfica numa prova europeia, onde está em jogo o nosso prestígio, onde se deve limpar um pouco a face! O Getafe não tem prestígio a defender, mas, Quique, sejamos razoáveis, ISTO NÃO É O GETAFE, É O SPORT LISBOA E BENFICA!

Jogadores que NUNCA jogaram oficialmente, não podem entrar assim. Vem aí a taça da Liga, é lá que se vai rodar, não aqui. Foi um 11 patético e sem ponta de lógica o que entrou no jogo de ontem. Fellipe Bastos na esquerda? Yebda na direita? Urreta, um extremo esquerdo colado à faixa direita? O que é isto, Quique?

Vendo lá de baixo percebe-se mais. Melhor:

Moreira é um comandante. Fala, recomenda, ajuda a dupla de centrais verdinha. Foi bonito vê-lo de braçadeira.
Os centrais são novinhos, mas não foi por ali que a coisa correu mal. Estiveram benzinho.
Parece-me que o Maxi está a dar o estoiro. Não sei se não teria sido prudente, ao intervalo, aí sim, tirar o Maxi, meter ali o Miguel Vitor e fazer o Luisão entrar.
O David Luiz não é, nem nunca será lateral esquerdo. É criminoso o que se vai fazer com o Leo...
O Bynia não pára de me surpreender. Ontem estava em todo o lado, e até teve alguns rasgos de classe. É duro, mas não é o que querem fazer dele. Um poço de força.
Yebda, pois, também não é o que querem fazer dele. Não é um interior direito e por isso também lhe correu mal o jogo, mas também não é o 6 que precisamos. Bynia está muito mais perto disso.
O Fellipe Bastos é um jogador com enorme potencial, mas não sabe jogar com uma equipa onde ... nunca (ou praticamente) jogou. É para rodar quanto antes.
O Urreta tem o mesmo problema. Miúdo mexido e com muita qualidade (eu aposto mais neste no que no Di Maria) mas está desenquadrado, não sabe muito bem o que fazer, muito menos a extremo direito.
O Nuno ontem, além de 3 ou 4 passes maravilha, muito pouco fez. Noite desinspiradíssima do nosso capitão. Não se percebia bem se era 10 se era 8.
E o Cardozo. Onde andas Cardozo? Onde está a tua cabeça. Nunca fui grande fã do teu futebol, mas ontem, ontem foi demais. Não atacas a bola, não és agressivo. Tens que ser. Mostra a todos o que és, porque, apesar de um pouco tosco, és muito melhor que isto!

Verdade que foi uma noite muito negativa, até pela fraca assistência, o Benfica merece melhores adeptos, mesmo quando a missão é impossível. O Benfica precisa! O Benfica merece!

Soluções?
Vencer o Nacional. É imperativo.
Recuperar o melhor lateral esquerdo do Benfica dos últimos 15 anos, o Leo.
Ir buscar um lateral direito, cá em Portugal arranja-se. O Maxi é excelente, mas está a rebentar.
Continuar a incutir, nos jogadores o que se reclamou na conferência de imprensa: vontade, atitude!

EU acredito no trabalho do Quique, mas esperava mais já. Só marcamos de bola parada. Não há fio de jogo, não se nota grande entrosamento. Entendo que seja um ano de adaptação, mas sim, esperava mais da equipa, do plantel e da equipa técnica. Qualidade não falta! O que falta então? Cultura vencedora? Incuta-a, Sr Quique!! É também para isso que é pago.

Os benfiquistas continuam com a equipa. Pelo menos os pouco mais de dez mil que lá foram ontem, mas parece-me terminado o estado de graça. Agora é campeonato e temos que perceber que o FCP e as suas filiais espalhadas pelo país (incluindo os bois negros) não vão dar descanso, qualquer deslize pode ser fatal. É hora também dos capitães campeões (Luisão, Nuno, Moreira e Quim) mostrarem aos outros o que é o Benfica, transmitam aos colegas o que é ser campeão de águia ao peito! Se conseguirem passar um pouco desta mensagem EU AINDA ACREDITO NO TÍTULO. Embora não o exija. Este é o ano zero.

Força Benfica!
Por mais estranho que pareça: Nunca mais é segunda!

Sem comentários: