sexta-feira, 25 de julho de 2008

Onde andam os seis pontos?


É um mistério digno de Sherlock Holmes, numa manobra de "limpeza" e apressadamente antes que acabasse a época a CD da Liga decidiu com pompa e circunstância divulgar as decisões do Apito Final. Sacrificava-se o Boavista pelo bem maior, ao bufento dava-se 2 anos de suspensão e aos corruptos tirava-se 6 pontos virtuais.

Estava tudo bem, a Liga apressou-se a na sua página oficial corrigir a classificação assim que o prazo de recurso terminou, pdc veio inclusivamente a público reconhecer a culpa e que os corruptos não recorreriam da pena.

Mas, alguém se lembrou de uma tal lei da UEFA, os famosos critérios de admissão que assim já não eram cumpridos e Liga e Federação de braços dados engendraram um estratagema em que o recurso do bufento também servia de recurso aos corruptos e começa a confusão, com enviados da FPF à UEFA a alegar amnésia e que culmina com a manobra hoje desmontada do Mugabe de Gondomar.

E agora? Onde estão os 6 pontos, terá a Liga tomates de fazer como a UEFA e adiar a pena? Não me parece.

O treino

Na quarta feira passada (23/07) recebi um SMS do meu irmão com uma proposta, "Vamos ao Seixal", nem pensei duas vezes, ele está de férias, eu não, mas trabalhar trabalho todos os dias, ir ao Seixal nem por isso, portanto foi despachar o trabalho e aí vamos nós. A curiosidade era muita, muitos jogadores para ver, o primeiro treino de Aimar, etc, e não saí defraudado.



Na fase de aquecimento deu logo para perceber que nem David Luís nem Nelson iriam integrar o grupo, estão aos cuidados do departamento médico, sendo o caso de Nelson mais perto da resolução. Os jogadores emprestados já não fizeram treino, Mantorras no Ginásio e Yu Dabau ausente por motivos particulares, restavam cerca de 30 elementos já com os 3 GR, sendo que Quim foi poupado á peladinha tendo feito todos os outros exercícios colectivos.



Os exercícios consistiam em situações de ataques com a defesa em inferioridade, com destaque atacante para Aimar, Yebda, Makukula e sempre Nelson Oliveira e na defesa por Luisão, e Miguel Victor que nunca se intimida.



De seguida veio a peladinha, equipas divididas e com o campo reduzido 11 vs 11 e pouco espaço para jogar e primazia ao prático em vez do bonito. Aí deu para ver algumas coisas boas e perceber que os recém chegados ainda pecam por ritmo, mas mesmo aí Aimar deixou perfume de futebol, quase sempre descaído na esquerda, tanto no 4-3-3 como no 4-4-2 com passes e remates sempre com sentido de golo.



Mas no meio de todos os jogadores há um que me ficou na retina, um miúdo, o último resistente e curiosamente o mais novo, Nelson Oliveira, com apenas 16 anos faz estragos, é rápido, possante, remata bem e não teme o confronto, será que Quique o vai manter no plantel? Ele é Juvenil ainda...



De referir que discretamente Rui Costa assistiu de longe ao evoluir do treino, sempre colado ao telemóvel parece cada vez mais embrenhado nas novas funções.

terça-feira, 22 de julho de 2008

Moreira


Li hoje n'A Bola uma entrevista do Moreira, e lembrei-me de estar atrás da sua baliza no dia da estreia a meio da primeira parte de um jogo com o Guimarães, quando Robert Enke sai lesionado. Confesso que fiquei assustado, já tinha visto aquele miúdo nos treinos e nuns jogos de pré-época, mas jogar na Catedral a sério é outra coisa. O miúdo entrou e tremia que nem varas verdes, mas à segunda vez que toca na bola e com o apoio do 3º anel a ansiedade passou para segundo plano e já não era um miúdo de 19 anos que ali estava, era o Moreira. Desde então que lhe tenho grande respeito, não só pelo guarda redes, mas também,pelo homem e pela postura que tem sempre mantido nas melhores e nas piores alturas. No ano passado quando se preparava para lutar pela titularidade surgiu-lhe mais um infortúnio e um calvário que lhe tiraram todas as hipóteses de lutar por um lugar no onze. Sei que a baliza do Benfica está mais que bem guardada pelo Quim e isso deixa-me descansado, mas saber que tenho o Moreira no banco é como se de um seguro se tratasse, algo que na última época com Butt nunca senti. Seja qual for a escolha de Quique tenho a certeza que a baliza estará segura, temos dois dos melhores guarda redes nacionais, e espero que depois da recuperação a bom ritmo de Quim e da confiança que Moreira tem demonstrado que não seja preciso ir buscar um 3º guarda redes.

PS: Hoje n'A Bola vinha mais uma crónica desse ressabiado ser rastejante, vulgo MST, que ele seja adepto de um clube que compra tudo e mais alguma coisa, inclusivamente árbitros, é uma coisa, que julgue os outros à sua imagem é triste. Ele supostamente deveria escrever crónicas sobre o fcp? Porque será que mais de 90% do que escreve é sobre o Glorioso Sport Lisboa e Benfica? Será trauma ou inveja? Ou será que se assim não fosse ninguém lhe ligava nenhuma?

sábado, 19 de julho de 2008

Primeiro Teste

Será hoje na Amoreira que o Benfica de Quique se apresentará pela primeira vez, será ainda um esboço órfão das principais figuras, muitos dos internacionais ou ainda estão de férias ou os que chegaram ainda não tem condições para integrar a equipa. Mas não se pense que por isso o embate perde importância, estamos numa fase decisiva de definição de empréstimos e os jogadores que estão na "corda bamba" tem de fazer pela vida, não há lugares cativos e há que mostrar serviço. Um dos jogadores que terá um ultimato hoje será Luis Filipe, depois da miserável época que fez só mesmo um milagre no jogo desta noite o impedirá de ser cedido. Será curioso ver em campo os jovens que o plantel tem, Filipe Bastos e Urreta por exemplo, e caras novas como o Carlos Martins ou Yebda.



Hoje também é o primeiro dia "pós Aimar" para jornalistas e jornaleiros cá do burgo, depois de várias semanas sem precisarem de muita imaginação para fazer uma capa agora é preciso começar a escolher nomes e se "A Bola" se socorreu de um já batido, Luis García, já o "Record" tirou da cartola Fernado Meira, vai ser uma semana agitada por nomes o que vai fazer os corruptos lançarem ofertas por esse mundo fora para tentar destabilizar o mercado, ainda vão ter de comprar alguém só por capricho.

sexta-feira, 18 de julho de 2008

Eu sou o Glorioso

Há muito que queria iniciar um Blog, não um Blog qualquer, um que fosse dedicado à minha paixão, religião, já nem sei como lhe chamar. Depois de várias ideias e contactos percebi que o meu amigo Momax, que partilha a mesma paixão que eu, tinha a mesma ideia, daí a criarmos um Blog foi um pequeno passo.
Sou sócio de bancada, apoiante incondicional e um apaixonado do Universo Benfiquista onde sempre que posso, além do futebol, dedico o meu tempo a acompanhar as modalidades que hoje de amadoras só tem o nome.
A meta do Blog será debater e expor ideias sobre o mundo Benfiquista e tudo o que o rodeia enaltecendo sempre os valores da verdade desportiva que o Benfica tão afincadamente tem defendido ainda que muitas vezes essa batalha seja infrutífera.
Tentarei sempre que for possível aqui trazer os temas da actualidade Benfiquista, as opiniões sobre os jogos, contratações, casos e todo o dia a dia do Glorioso Sport Lisboa e Benfica.