quarta-feira, 13 de agosto de 2008

A1, A2 e A3

Está à porta o início de mais uma Liga portuguesa, desta vez denominada de Liga Sagres.

A pouco mais de uma semana, o que esperar da Liga, desportivamente falando? Teremos finalmente a verdade desportiva como nota dominante? Receio que não.
Tudo está na mesma. Depois da operação cosmética que foi o Apito Final que apesar de tudo teve os seus méritos, os protagonistas mantêm-se, os hábitos não mudaram e os costumes são exactamente os mesmos. Ou acreditam que, por milagre, tudo mudou e já não vamos ter árbitros comprados, clubes oferecidos/controlados e direcções fantoche?

Comecemos pelo caso mais gritante, o Sporting Clube de Braga. O mais sério candidato, na minha óptica, a um lugar de destaque nesta nova Liga Sagres. Se o ano passado tudo sorriu ao Vitória de Guimarães, este ano nota-se o movimento, também a norte da máfia instalada. Os novos amigos de Bufolas e Cia estão na cidade dos arcebispos e, espero, embora não acredite, que as pessoas consigam fazer, no final, o paralelismo com a época "fantástica" dos rapazes da cidade berço. Ele foi empréstimos, reuniões, trocas de mimos que invadiram a A3 em ambos os sentidos.

Indo agora pela A1, em direcção a Sul temos a sempre fiel Académica de Coimbra. Meninos que jogam pouco ou nada mas, ano após mantêm-se no escalão principal. Surpreendente? Talvez. Para os desatentos. É uma equipa orientada por um dos piores treinadores que apareceu nos últimos anos no nosso futebol, mas formado pela máfia nortenha. Há ali, em qualquer jogo com fóculporto sempre um baixar de calças que me parece quase pornográfico, mas ninguém liga sequer.

Depois da paragem em Coimbra, continuando pela A1 encontra-se a capital. O clube das migalhas e que se contenta com segundos lugares e com vitórias na Catedral presta-se para mais um ano de favores. Lucílios estão garantidos para quando houver necessidade de ganhar pontos importantes. Postigo fez as malas para Alvalade num negócio, no mínimo, ridículo - pelo menos quando comparado com outros - que trouxe o "goleador" para o WC de Lisboa. Foi pena a novela Coiresma não ter tido fim ainda, gostava de ter visto o que se teria passado com o FCP e o Moutinho. Estou certo que a A1 ía ter um movimento, no mínimo, cómico e teríamos tido muitas indigestões ali para os lados de Alcochete.

Apanhada a ponte e em plena A2, temos mais um dos habituées. O Vitória de Setúbal. Desde há anos protegido pelos do costume, estes também não têm descido por milagre. Apenas o ano passado jogaram futebol. Nos anteriores tem sido uma vergonha a forma como têm garantido as manutenções. Houve, inclusivamente um ano em que, no final do campeonato e ainda sem a manutenção assegurada resolveram poupar todo a equipa num jogo no dragay porque, a seguir íam jogar com o Benfica para a Taça. Mas isto, isto ninguém fala, ninguém estranha, ninguém acusa.

De lado parece ter ficado a A7. Auguro um ano muito negro ao Vitória de Guimarães. Não digo que poderá descer, mas cheira-me que ... nem cheiram a Europa. Sinceramente não tenho pena nenhuma depois da pouca vergonha do ano passado e da demonstração de pouca fidelidade que tiveram no defeso. É, sem dúvida, a aproximação que mais detesto que o Benfica teve neste período. Percebemos, depois de estarem presentes na festa do título do fóculporto o ano passado, que a direcção do Guimarães é também tipo lagarto: muito pouco rectos e leais.

Pouparam-se umas portagens com as saídas de Leiria na A1 e poupou-se no consumo urbano até ao Bairro da Boavista. O Bartolomeu e o seu União, e os Loureiros e o seu Boavista eram os braços armados mais visíveis da direcção assumidamente corrupta. Não é grande perda para o nosso futebol, as descidas destes dois clubes que estavam já ligados à máquina. É antes, e no meu ponto de vista, um alívio e um aviso sério para outros...

...parece é que não se aprende nada neste nosso mundo da bola. Não me recordo de um único clube que se tenha aliado ao fóculporto que tenha sobrevivido muito tempo depois dessa aliança. Salgueiros rings a bell? Até o Setúbal esteve para acabar. Não acabou porque houve quem lhes desse a mão. Depois disso a direcção mudou e voltaram a juntar-se aos interesses do al-bufino. O futuro está escrito, espero que não lhes demos a mão novamente.

É com muita preocupação e desconfiança que continuo a olhar para este futebolzinho de padrinhos e afilhados, de redes de influências que congestionam as nossas auto-estradas. Continua tudo na mesma, tudo igual. A direcção da Liga é a mesma, o seu conselho de justiça é o mesmo que fez esta palhaçada encomendada do Apito Final e os regulamentos pouco ou nada mudaram, o charme siciliano do norte continuará a ser espalhado porque nada de nada de grave acontecerá. Relembro apenas que quem se opôs à mudança nos regulamentos da nossa liguinha foram precisamente Braga, Académica e Sporting. Coincidências...dirão alguns.

Como será este ano? Como serão as primeiras e escaldantes 4 jornadas? Será a vergonha do ano passado em que nos espoliaram 4 pontos em 2 jogos? Disfarçarão a coisa lá mais para o meio e distribuída por várias jornadas? Teremos nós equipa, organização e capacidade de passar por cima de tanto atropelo à Verdade?

Veremos. Só nos resta lutar com a honestidade, com trabalho, com entrega e com bravura. E continuar a denunciar, mesmo que nos tentem calar.

Somos, afinal, o maior clube do mundo em associados e dos maiores em adeptos espalhados pelo mundo. E se todos remássemos para o mesmo lado, sem influências da nossa imprensazeca? É um desafio. Apoiemos então Vieira, Costa e Flores. Eles mostram que merecem. Rememos TODOS para o mesmo lado, o da Verdade e da Vitória!

2 comentários:

Anónimo disse...

Grande poste. Alguns pontos muito interessantes e com toda a verdade, infelizmente.

benficaupfront.blogspot.com

Glorioso disse...

Este ano tenho grande curiosidade em ver como se safa o Guimarães, agora que foi decretado proscrito por deus.