terça-feira, 19 de agosto de 2008

O Plantel

O trabalho do defeso, a nível organizativo e estrutual, foi impressionante. Quique tem, por mérito do Rui Costa e do nosso Presidente, condições invejáveis para um ano em crescendo. Tem no plantel uma mescla de juventude e experiência, irreverência e conservadorismo. Tem um centro de estágios do melhor que há no mundo, este ano carregado com novas ferramentas de trabalho de uma importância extrema. Tem, nos adeptos, o entusiasmo próprio de quem tem no sangue a vitóra e a conquista. Conquistou, porque aparenta um conhecimento e uma competência fora do comum, em pouco menos de dois meses todo o universo REALMENTE benfiquista. Acreditamos no trabalho que está a desenvolver e, temos TODOS a certeza que, mais tarde ou mais cedo, os resultados vão aparecer. Quique tem, para já, à sua disposição o seguinte grupo de atletas:

GRs
Quim - Titular de caras, o melhor GR português da actualidade.
Moreira - Suplente de luxo, tem tido azar com as lesões, mas acredito que as qualidades se mantenham intactas.
Moretto - Mais do mesmo de há dois anos ou mais maduro? Se mais maduro, acho que o Benfica tem muito a ganhar com este gigante elástico. Se se mantêm como era, é um bom 3o keeper.

Defesas
Maxi - Tem mostrado uma segurança muito positiva a defender. Surpreendeu-me, confesso. A atacar é mais tímido, arrisca muito pouco. Poderá ser uma questão confiança e rotina ao lugar?
Nelson - Uma das grandes incógnitas para a época que aí vem. É, na minha opinião, o ano do tudo ou nada para ele. Ao contrário do Maxi acho que ataca melhor do que defende.
Leo - O maradoninha é absolutamente imprescindível. Arrisco-me a dizer que foi o melhor reforço do ano. Será que o Rui Costa não consegue arranjar por aí uma máquina do tempo?
Jorge Ribeiro - Pouco se viu. Parece ter preferido noitadas com o Ronaldo. Acho que não é jogador para o Benfica, mas pronto, fica como alternativa quando o azar nos bater a porta e o Leo tiver q ue ficar de fora.
Luisão - Parece-me claramente a subir de rendimento. Está mais certinho, faz menos pontapé para a frente e fé em Deus. Deve ter percebido que precisa de uma grande época para voltar a chamar a atenção dos clubes com outros recursos financeiros.
David Luiz - Ora seja muito bem aparecido. Que lesão danada, essa no dedo do pé. Esperemos que o azar já tenha ido embora e que mostres, finalmente, do que és feito. Temos uma esperança ENORME em ti, puto!
Miguel Victor - Gostei do miúdo. Certinho, despachado, competente. Pode ser uma GRANDE alternativa em jogos que seja necessário rodar. Veremos o que sai dali, mas tem tudo para ser um caso sério!
Sidney - Uma incógnita. Parece-me bom, mas é muito cedo para emitir uma opinião minimamente séria.
Edcarlos - Esperava mais dele. Esperava que se afirmasse. A pergunta, neste momento é: Ainda conta?

Médios Centro
Katsouranis - Grandes jogos a central, nesta pré-temporada, mas apostaria mais nele no nosso meio campo defensivo. Acho que estamos bem servidos lá atrás e, parece-me que é a nossa melhor opção para a posição "6".
Yebda - Uma agradável surpresa, embora me assuste a frequência com que se lesionou neste mês e meio. Prático, rápido e duro. É o que se quer, naquela zona do campo.
Ruben Amorim - Visão de jogo impressionante, gostei muito do que vi deste miúdo mesmo quando a jogar fora da sua posição. Certinho, bons passes. Pode tornar-se em algo importante no nosso meio campo. Desde que jogue aí.
Fellipe Bastos - Outra incógnita para mim. Esperou 6 meses para jogar, ir-se-á impor? Muitos depositam grandes esperanças neste miúdo, Quique inclusive. Será melhor ficar e não jogar ou ser emprestado e evoluir jogando mais vezes? Acho que se aceitam ambas a decisões.
Binya - Gosto MUITO da sua atitude. Todos como ele e seríamos campeões sempre. Está é queimado pelos nossos árbitros, que fizeram o mesmo ao Paulinho Santos e ao Bruno Alves ... Enfim. Um aninho a rodar lá fora era, sinceramente, o que lhe fazia bem. Em Inglaterra de preferência.
Carlos Martins - Um reforço do qual espero muito. Tenho alguma desconfiança ainda, mas é natural dado o seu passado. Futebol nos pés não lhe falta. Esperemos que não lhe falte cabeça e juízo. Se assim for, está encontrado o sucessor do nosso grande Rui.

Médios Ofensivos
Aimar - Grandes expectativas que temos todos neste senhor jogador. Tem mostrado umas coisas mas ainda está muito a baixo daquilo que se espera do seu futebol. Vem de um ano problemático fisicamente, vai subindo gradualmente de forma, jogo a jogo. Não engana.
Balboa - Sinceramente, e espero estar enganado, parece-me o elo mais fraco da equipa, em termos ofensivos. Esforçado, dar-lhe-ei tempo também antes de emitir uma opinião minimamente séria
Di Maria - Vai ser um agradável problema se teimar em crescer como jogador. Onde o encaixar? Opções na esquerda não faltam. Dar-se-à bem à direita?, conseguirá explorar aí todo o seu potencial? Esperemos que sim, é aí que ele, neste momento, faz falta.
Urreta - Este sim, a maior surpresa da temporada até agora. Rápido, desinibido, tecnicista. É de lapidar com calma este diamante que só precisa de ter mais calma na hora do último toque. Teremos aqui um caso muito sério se conseguir crescer. Muito sério MESMO.
Reyes - Tipo Carlos Martins ou Nelson. Se tiver cabeça, é DAQUELES craques que raramente se vêm no nosso “futebolzinho tuges”. Se não tiver, é uma pena. Perde-se um génio. É, como Quique disse, a sua última oportunidade. Ou apanha o comboio e confirma tudo o que já mostrou ou tornar-se-à em mais um Abel, ou coisa que o valha.

Avançados
Cardozo - Epá, posso ser polémico aqui, mas parece-me, apesar de grande goleador, um membro à parte da equipa. Admiro as suas qualidades, mas acho que um ponta de lança móvel (TIPO Micolli mas mais alto) seria sopa no mel. Acho que seria a diferença entre jogar com 10+1 ou com 11. Espero ter-me feito entender.
Nuno Gomes - Pois. Sou um GRANDE admirador do seu futebol simples, de passe curto e rápido e de movimentações inteligentes. Nunca a ponta-de-lança. Poderá ser alternativa a Aimar. Pergunto é se não é um ordenado grande demais para ser apenas opção rara.
Makukula - Não consigo formar uma opinião sobre o nosso bom gigante. É esforçado como poucos, mas terá qualidade para a nossa equipa. Emprestar? Acho que seria muito útil a muitas equipas. Até a nós, para o chuveirinho tão necessário no nosso campeonato. Veremos.
Mantorras - Já o escrevi. Fiquei deveras impressionado com o Pedro. Mais coxo que nunca, temo que não recupere mais. Adoraria vê-lo, quanto mais não seja, a entrar no final de alguns jogos. Merece mais do que muitos. Eu estou-lhe, sem a menor ponta de dúvida, eternamente grato. Deu-me momentos únicos na Catedral.

Nota-se, claramente, uma subida do potencial da equipa. Rui Costa é claramente insubstituível e Rodriguez era um jogador de muita qualidade no nosso flanco esquerdo. Se, para substituir o Rui veio um Carlos Martins que pode manter alguma qualidade ali, para o lugar do Christian entraram já 2 jogadores que penso irão fazer esquecer o reforço-birra do FCP. Para ali temos APENAS o Reyes, o Di Magia e o Urreta.
Se conseguirmos arranjar, neste final do mercado, um bom extremo direito ou se o Di Magia se adaptar lá bem, o nosso potencial sobe consideravelmente e somos claramente uns fortes candidatos ao título.

Farei, nos próximos dias, uma análise àquilo que conheço dos nossos adversários "directos", que é pouco, confesso. O Interesse é reduzido. Serei, no entanto, o mais...imparcial que conseguir.

Sem comentários: